sábado, 2 de abril de 2011

sobre O aprendiz e a Aprendizagem

A psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e o ser que aprende, enquanto que (o) professor(a) tem como objetivo de trabalho a aprendizagem do seu aluno.Portanto, é importante que o professor tenha uma visão clara sobre o aspecto da aprendizagem onde,nem sempre o aprendente dentro deste processo de aprenderestá nivelado em termos intelectuais diante de seus pares e é aí ,que deve-se observar e investigar a respeito do que venha a ser tal e qual dificuldade que tanto aflige a criança, adolescente e principalmente o condutor deste processo, você professor !
 A aprendizagem pode acontecer a partir de uma interação direta com o objeto da aprendizagem, ou através de um instrumento simbólico que pode tomar a forma de várias linguagens hoje existentes.
  Várias teorias concebem a aprendizagem de formas distintas.
 A visão socioconstrutivista acredita que aprender se dá na interação do sujeito com o meio em que se encontra inserido.
 O sujeito da aprendizagem, chamado por Dolle(1993) de sujeito psicológico,constitui-se da interação de outros quatro sujeitos:
    sujeito afetivo, sujeito cognitivo,sujeito social e sujeito biopsicológico, enquanto  que o meio é formado pela organização da dinâmica das relações dos sujeitos com os  objetos artificiais, e comas regras institucionais de convivência social que são construídas ao longo da história e que se diferenciam em cada cultura.
   Este que possui várias dimensões que são interdependentes umas das outras, ao interagir com o meio que é dinâmico, do qual também é parte integrante, desenvolve-se e aprende.
 o aprendiz é portanto,um ser inteiro e ao mesmo tempo em que possui aspectos comuns a todos aprendizes,tem uma particularidade que está ligada ás interações que estabelece com o meio e com ênfase dada  a dimensão  do sujeito e ao elemento do meio, no momento da interação.
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   . Crianças deitadas no trevo com as cabeças juntas

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