Somos todos anjos de uma asa só, e só podemos
alçar voo se estivermos abraçados uns aos outros.
(Léo Buscáglia)
O sujeito autor é aquele que constrói a autoria não só por conteúdos acadêmicos e,sim, aquele que se autoriza a construir e conduzir a sua própria vida,tendo como base seus valores primeiros.O sujeito com autoria que se institui e se faz presente por meio de um "corpo " que sente, existe, ama e proclama sua liberdade de ser, de estar e viver no eterno presente , no eterno agora.
Fernandez define autoria como
o processo e o ato de produção de sentidos e de reconhecimento de
si mesmo como protagonista ou participante de tal produção.(...) um sujeito
que não se reconheça autor pouco poderá manter sua autoria.(2001:90)
Para a autora, o sujeitoque não é capaz de manter sua autoria não poderá ser responsável por ela e tampouco compartilhá-la. Ainda , autoria de pensamento é condição para autonomia do sujeito e ambas (autonomia e autoria) se alimentam mutuamente em relação a reciprocidade.
Portanto, pensamos que o ser humano que faz sua autoria se humaniza e não se maquiniza. Decide viver por meio do seu próprio olhar, do seu próprio viver, do seu próprio criar.Edifica sua vida com arte porque esta arte/vida é fruto do seu próprio sonho. Morin nos diz que
o indivíduo humano pode dispor da consciência de si, capacidade de se considerar como objeto sem deixar de ser sujeito. o pleno desenvolvimento do pensamento comporta sua própria reflexibilidade: a consciência pode atuar sobre o ser humano refletindo sobre si mesmo, ou atuar sobre o próprio conhecimento, tornando-se conhecimento do conhecimento.(2002:39)
Fernandez (2001) anuncia que a autoria de pensamento é algo imprescidível para que o sujeito seja conectado com a condição humana mais valiosa de liberdade. E, somente um trabalho psicopedagógico com mestres, professores e profissionais da educação poderia levar à construção de laços de solidariedade que possibilitassem alguma autoria de pensamento e autonomia que hoje não faz parte do cotidiano pedagógico. Consequentemente,os alunos teria na escola um espaço de reflexão e construção de sua própria autoria e autonomia.
Corroboramos com pensamento da autora e entendemos que a nossa proposta consiste em um dos pilares do trabalho psicopedagógico sugerido por Fernandez. Nosso trajeto pessoal nos leva a afirmar que, para que esta autoria floresça ou ao menos seja dado um primeiro passo em sua busca,devemos tomar o caminho da ressignificação dos valores do professor.
Observa-se que , se olharmos para nossos valores, perceberemos que eles nos fazem confessar de onde viemos, onde estamos, para onde desejamos ir e o que desejamos ser.
Bibliografia(Extraído livro: De Professor a Educador)
ALVES Maria Dolores Forte
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