domingo, 3 de abril de 2011

PSICOPEDAGOGIA: EM BUSCA DO SUJEITO AUTOR

                                           Somos todos anjos de uma asa só, e só podemos
                                           alçar voo se estivermos abraçados uns aos outros.
                                                                                                (Léo Buscáglia)


             O sujeito autor é aquele que constrói a autoria não só por conteúdos acadêmicos e,sim, aquele que se autoriza a construir e conduzir a sua própria vida,tendo como base seus valores primeiros.O sujeito com autoria que se institui e se faz presente por meio de um "corpo " que sente, existe, ama e proclama sua liberdade de ser, de estar e viver no eterno presente , no eterno agora.
                                  Fernandez define autoria como       
                                  o processo e o ato de produção de sentidos e de reconhecimento de              
                                  si mesmo como protagonista ou participante de tal produção.(...) um sujeito   
                                  que não se reconheça  autor pouco poderá manter sua autoria.(2001:90)
          Para a autora, o sujeitoque não é capaz de manter sua autoria não poderá ser responsável por ela e tampouco compartilhá-la. Ainda , autoria de pensamento é condição para autonomia do sujeito e ambas (autonomia e autoria) se alimentam mutuamente em relação a reciprocidade.
          Portanto, pensamos que o ser humano que faz sua autoria se humaniza e não se maquiniza. Decide viver por meio do seu próprio olhar, do seu próprio viver, do seu próprio criar.Edifica sua vida com arte porque esta arte/vida é fruto do seu próprio sonho. Morin nos diz que
                                   o indivíduo humano pode dispor da consciência de si, capacidade de se considerar como objeto sem deixar de ser sujeito. o pleno desenvolvimento do pensamento comporta sua própria reflexibilidade: a consciência pode atuar sobre o ser humano refletindo sobre si mesmo, ou atuar sobre o próprio conhecimento, tornando-se conhecimento do conhecimento.(2002:39)
    Fernandez (2001) anuncia que a autoria de pensamento é algo imprescidível  para que o sujeito seja conectado com a condição humana mais valiosa de liberdade. E, somente um trabalho psicopedagógico  com mestres, professores e profissionais da educação poderia levar à construção de laços de solidariedade que possibilitassem alguma autoria de pensamento e autonomia que hoje não faz parte do cotidiano pedagógico. Consequentemente,os alunos teria na escola um espaço de reflexão e construção de sua própria autoria e autonomia.
     Corroboramos com pensamento da autora e entendemos que a nossa proposta consiste em um dos pilares do trabalho psicopedagógico sugerido por Fernandez. Nosso trajeto pessoal  nos leva a afirmar que, para que esta autoria floresça ou ao menos seja dado um primeiro passo em sua busca,devemos tomar o caminho da ressignificação dos valores do professor.
      Observa-se que , se olharmos para nossos valores, perceberemos que eles nos fazem confessar de onde viemos, onde estamos, para onde desejamos ir e o que desejamos ser.

                                                         Bibliografia(Extraído livro: De Professor a Educador)
                                                         ALVES Maria Dolores Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário